Fique por dentro

Voltar
Blog Vodol - ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE COM MICOSE

ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE COM MICOSE

As micoses superficiais são infecções causadas por fungos, de localização variada, contudo, sempre limitadas à camada superficial da pele e seus anexos, bem como nas mucosas e zonas cutâneo-mucosas.

As micoses superficiais são infecções causadas por fungos, de localização variada, contudo, sempre limitadas à camada superficial da pele e seus anexos, bem como nas mucosas e zonas cutâneo-mucosas. Pesquisa conduzida no sul do Brasil analisou a prevalência de micoses em praticantes de atividade física, bem como os tratamentos utilizados por eles. A amostra foi constituída de 40 indivíduos de ambos os sexos, sendo a maioria do sexo masculino (n=29, 72,5%) que apresentavam este tipo de patologia, sendo a idade de maior prevalência entre 15 - 25 anos (60%). Destacou ainda a importância de medidas preventivas de higiene como fatores importantes para a profilaxia, prevenindo o aparecimento de micoses, bem como a importância do cumprimento de regimes farmacoterapêuticos para o sucesso da terapia antifúngica.


Tanto na profilaxia como no tratamento, torna-se de vital importância a orientação farmacêutica visando à minimização dos casos de recidiva e a melhoria da qualidade de vida do paciente.


O farmacêutico é extremamente relevante, à medida que este é capaz, por meio de seus conhecimentos, de orientar as dúvidas mais frequentes quanto à utilização da medicação (dose e posologia), limpeza do local, modo de aplicação e, principalmente, modo de transmissão e profilaxia. Devido ao uso prolongado dos fármacos e das suas interações medicamentosas, é indispensável o conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre as principais interações possíveis, além da importância que deve ser dada à resistência a antifúngicos. As micoses superficiais compõem um problema de saúde pública no Brasil, e o diagnóstico e tratamento terão sucesso somente com a interação entre profissionais de saúde de várias especialidades.